just in time - Grupo Volo

Metodologia Just In Time.

Entenda os benefícios do controle de estoque na construção civil.

A falta de controle de estoque na construção civil é responsável pela perda de recursos e produtividade, causando grandes prejuízos financeiros. Muitas empresas hoje projetam seu estoque na metodologia“Just in Time”, ou seja compram somente quando surge uma demanda ou quando precisam.
Empresas que adotam o sistema, notam um grande retorno financeiro, pois havendo controle de suas compras, há uma redução da área de estoque, que por consequência gera uma redução de custo com mão-de-obra e menos desperdício de material, Um outro benefício é que com um volume menor pessoas na manutenção desse material, há também menor risco de roubos e extravio.
Adotar o just in time é praticamente promover uma série de mudanças na cultura organizacional, pois a comunicação, os prazos, o planejamento e o controle são essenciais para não quebrar nenhuma parte do processo. A integração de todos os envolvidos é necessária, podem haver falhas no início, mas como todo novo processo, requer comprometimento, foco e determinação para chegar no melhor resultado.

Rachadura, Trinca e Fissuras - Grupo Volo

Rachadura, Trinca ou Fissura?

Entenda a diferença e saiba como esse probelma pode afetar o seu patrimônio.

São patologias muito comuns em construções de concreto e alvenaria. Ao aparecer na pintura, prejudica diretamente a parede e o teto do cômodo. Já as rachaduras e trincas podem aparecer em pilares, vigas e lajes, estruturas essenciais.

Em termos técnicos, a nomenclatura mais correta é fissura e trinca, sendo classificadas conforme o tamanho da sua abertura.

Segundo a norma de impermeabilização (NBR 9575:2003), as microfissuras têm abertura inferior a 0,05 mm. As aberturas com até 0,5 mm são chamadas de fissuras e, por fim, as maiores de 0,5 mm e menores de 1,0 mm são chamadas de trincas. O termo rachadura é uma expressão mais coloquial e utilizado popularmente para se referir a trincas maiores.

Essas deformidades podem surgir pelos mais diversos motivos:

  • Recalque da fundação;
  • Dilatação térmica;
  • Falha de execução;
  • Uso de materiais de baixa qualidade;
  • Falta de manutenção preventiva;
  • Fenômenos naturais como fortes chuvas, ventos e abalos sísmicos;
  • Falha de dimensionamento de projeto;

 Independentemente do tamanho e do tipo, as fissuras e trincas são indicativos de que a estrutura está sob tensão. Se você identificou uma grande abertura na estrutura do seu galpão, não ignore! Chame a nossa equipe técnica para avaliar e realizar um diagnóstico o quanto antes! Assim você garante uma maior segurança e evita que o problema se agrave.

4 Situações em que a Volo pode melhorar o seu negócio.

Muitos empresários adiam o momento da reforma do seu imóvel, mas é inevitável pois faz parte do processo de manutenção, otimização e desenvolvimento do negócio.

O processo de reforma além de oferecer melhorias ao imóvel é uma excelente estratégia para atrair clientes e tornar seu negócio ainda mais conhecido.

Confira agora as vantagens de dar aquela renovada na sua empresa:

  • Otimização do espaço

Uma reforma bem estruturada e planejada pode melhorar o espaço físico do seu empreendimento. A instalação de portas de correr, prateleiras, balcões e pias podem melhorar a área de circulação.

  • Redução de custos

Um fator que aumenta muito os custos mensais é o gasto com água e luz. Instalações muito antigas tendem a aumentar o consumo. A substituição de instalações antigas, ou mal condicionadas, podem fazer toda a diferença no seu caixa no final do mês.

  • Aumento da circulação de clientes

Um ambiente bem arejado, com uma iluminação agradável e uma decoração sofisticada são os principais atributos que chamam a atenção dos clientes. Investir na estética e decoração do espaço é um convite para o aumento de visitantes em sua loja.

  • Valorização do Imóvel

A instalação de vitrines e de balcões de atendimento, a modernização do sistema elétrico e da iluminação e a reforma da fachada são tipos de iniciativas que dão um UP no seu negócio. São reformas que tornam o imóvel mais atrativo e valorizado.

Agora você sabe que reformas e manutenções não devem ser negligenciadas, elas são essenciais para o seu negócio crescer. Tome um café conosco e conheça todas as soluções para a sua reforma.

Entenda porque o drywall é uma boa opção para sua obra.

O drywall (“parede seca”, em tradução livre) são chapas de gesso pré fabricadas, encapadas com papelão ou fibra de vidro, normalmente utilizados como substituto da tradicional alvenaria que podem ser utilizadas para dividir ambientes, embutir iluminação, revestir o teto, entre outros…

O material foi inventado nos EUA e chegou no Brasil em 1970, e aos poucos vem ganhando lugar no mercado por ser uma alternativa mais barata, mais leve, de fácil instalação e que gera menos resíduo.

Existem no mercado vários modelos com funcionalidades personalizadas para diversas funcionalidades como por exemplo, isolamento acústico, baixa absorção, resistência a impactos e a fogo.

Conheça outras vantagens de investir no Drywall:

  • Mais agilidade no processo

Devido a praticidade na instalação, em média dois instaladores conseguem produzir 30m² em 01 dia de trabalho, em duas horas uma parede já está pronta para acabamento.

  • Redução de carga estrutural

Devido o Drywall ser 6 vezes mais leve do que a construção de alvenaria, oferece uma grande redução de pelo na estrutura.

  • Redução de entulhos

Uma obra tradicional gera em média 25% de material para descarte, enquanto o Drywall apenas 5%, pois sua precisão na compra evita a compra de material excedente.

  • Ganho de área útil

As paredes drywall são mais estreitas do que as de blocos ou tijolos, por isso, há um ganho na área útil. Esse ganho é de aproximadamente 5% do espaço

Agora que você entende que pode obter muitos benefícios em utilizar o sistema Drywall, conheça as soluções que a Volo tem para você otimizar sua obra!

Aprenda a escolher o piso certo para o seu projeto

Aprenda a escolher o piso certo para o seu projeto.

Escolher o piso de uma área de acesso comum e com grande circulação não é uma tarefa muito simples. Além do piso compor o estilo de decoração, em alguns locais ele auxilia na criação da rota para pedestres ou pode fazer a divisão de setores.  Antes de fazer a escolha do piso certo é necessário avaliar alguns aspectos técnicos e se o material combina com o ambiente da instalação.

Que material devo escolher para cada ambiente?

Indústrias, lojas, bares e restaurantes

Um dos pisos que vem ganhando bastante espaço em ambientes com grande circulação como indústrias, lojas e estacionamentos,  é o Epóxi, porcelanato líquido.

O Epóxi é um material que oferece facilidade na limpeza, possui alta resistência mecânica, alta durabilidade e agrega um aspecto clean na estética do ambiente.

Os pisos de cerâmica e porcelanato também são muito utilizados em projetos comerciais. São bastante sofisticados, fáceis de limpar, porém é necessário ficar atento à sua aderência, pois peças muito lisas podem causar quedas quando molhadas. Um outro aspecto importante é sua manutenção, é necessário estar sempre atento se não há nenhuma peça quebrada, trincada ou arranhada, para não prejudicar a estética do local ou evitar acidentes.

Escritórios e Consultórios

O piso vinílico é a escolha ideal para ambientes que desejam transmitir modernidade e conforto. Além de ser muito resistente, o material colabora com o isolamento térmico e, por isso, mantém as temperaturas agradáveis nos ambientes.

Esse é um revestimento de alta durabilidade, fácil limpeza e de excelente custo-benefício.

Uma outra opção bastante tradicional é o uso de carpetes. Apresenta uma grande vida útil, oferece ao ambiente isolamento térmico e acústico e  garante a segurança do ambiente por ser de superfície antiderrapante.  É um tipo de superfície que requer manutenção periódica e limpeza com frequência, pois o acúmulo de ácaros e outras impurezas do ar podem causar alergias.

Ambientes comerciais

Uma boa opção para ambientes comerciais são os Laminados. Um material funcional, que transmite elegância e conforto, e que conta com uma imensa variedade de opções de cores e texturas.

Os laminados apresentam alta resistência a riscos e manchas, durabilidade, rápida instalação e facilidade de limpeza.

Na hora de escolher o piso do seu projeto o preço conta bastante, mas não pode ser o único aspecto a ser avaliado, atente-se a durabilidade e resistência do material, ao tipo de manutenção e principalmente se a superfície oferece a segurança que você precisa para evitar transtornos.

Retrofit: por que fazer em condomínios antigos?

Os condomínios construídos há algumas décadas, muitas vezes não passam por manutenção regular, com o passar do tempo sofrem desgaste em sua parte estética e estrutural.

É comum ver em condomínios muito antigos, manchas amareladas (oxidação nas estruturas), trincas ou rachaduras, infiltrações, problemas elétricos, entre outros. Além de desvalorizar o imovel e perder vantagem competitiva no mercado,  esses problemas podem comprometer a construção, e uma boa saída é iniciar uma obra de reforma.

Você já deve ter participado da assembleia de condomínio e sabe que a hora da decisão sobre iniciar a obra, é motivo de muito debate sobre os danos que pode causar ao projeto original. E como proceder nesses casos?

 

O retrofit é a solução!

Quando se trata de reforma, podemos mudar radicalmente as características, as configurações e a aparência do condomínio, sem se basear no projeto original. Uma modificação parece até boa, mas se não for bem planejada pode desvalorizar o local, seja pela modificação do conceito anterior, se reconhecido, referenciado ou mesmo pela harmonia que há entre as áreas comuns e individuais.

O retrofit, é uma excelente opção para quem deseja modernizar ou otimizar um condomínio antigo. O grande diferencial é que esse tipo de obra conserva a estrutura original do edifício, acrescentando a ela materiais e equipamentos modernos. O objetivo é preservar as características existentes, adequá-las às exigências atuais e, ainda, aumentar a sua vida útil.

E quais tipos de mudanças e benefícios posso ter com o retrofit?

Além de valorizar o condomínio e torná-lo mais atrativo no mercado, o retrofit traz mais segurança e bem estar, além de poder trazer:

Acessibilidade

Através da construção de rampas de acesso, modernização dos elevadores, transcrição em braile, rotas de fuga, entre outras soluções que tornam as áreas de circulação comum mais acessíveis.

Mais economia

A substituição de instalações hidráulicas e elétricas antigas ajudam na redução de despesas com manutenção. Outra tendência muito utilizada nos edifícios, é a instalação de novas tecnologias para gerar energia, e a instalação do sistema de reúso da água.

Conclusão

O retrofit é uma das tendências mais utilizadas por condomínios antigos.

Além de trazer benefícios estéticos, oferece ao ambiente a possibilidade de modernizar instalações antigas, trazendo mais acessibilidade, economia, segurança e bem estar aos condôminos, aumentando a vida útil do local e tornando a área mais atrativa no mercado,

Por se tratar de uma despesa extraordinária, precisa ser aprovada em assembleia.

conheça os benefícios de investir na impermeabilização

Por que investir em impermeabilização.

Ter uma rotina de manutenção no seu imóvel é necessário para mantê-lo em boas condições e evitar o surgimento de problemas futuros. Com o verão e o grande volume de chuvas, os telhados e lajes sofrem bastante ação das intempéries, podendo causar infiltrações.

Uma das soluções para resolver esse tipo de problema é a impermeabilização.

O processo de impermeabilização é importante para reforçar a proteção efetiva do telhado, atuando em áreas afetadas por trincas, facilitando o surgimento da infiltração.

Existem diversos tipos de impermeabilizantes, e cada um atende um tipo de telhado e edificação. Portanto, é muito importante consultar um profissional para realizar uma análise técnica e indicar o tipo mais indicado para a sua situação.

Entre os produtos mais utilizados estão os silicones hidrofugantes, vernizes acrílicos e membranas acrílicas.

Confira alguns benefícios de se impermeabilizar:

1 – Redução de custos

Com a impermeabilização você irá economizar, pois não será mais necessário tão cedo realizar um reparo, diminuindo a frequência com os custos de manutenção.

Você também trará mais vida útil para o seu telhado, o que trará economia significativa a longo prazo.

2 – Ambientes mais frescos

Ao impermeabilizar o seu telhado você poderá tornar um ambiente mais fresco. Isso porque, os produtos impermeabilizantes também possuem proteção contra raios ultravioleta, reduzindo a entrada de calor no local.

3 – Durabilidade

O uso de impermeabilizantes no telhado veda a área e reduz a umidade do ambiente, prolongando a vida útil e segurança da construção.

Realizar a impermeabilização do telhado, mais que um cuidado extra com a saúde do seu imóvel, é uma medida essencial para evitar que a construção sofra desvalorização e danos estruturais. Com tantos benefícios assim, não espere o próximo verão para dar de cara com aquela goteira que te visita a cada chuva. Fale com a nossa equipe técnica e solicite uma visita!

Vantagens de contratar uma empresa certificada na ISO 9001

A ISO 9001 é uma norma com o objetivo de criar diretrizes que permitam a elaboração de um sistema de gestão de qualidade nas empresas. A ISO 9001 é uma das normas mais populares do mundo e está presente em mais de 170 países.

Uma das vantagens da ISO 9001 é que através dela, gestores e empresários conseguem elevar o desempenho da sua empresa, desde processos internos até a qualidade dos seus produtos e serviços perante os concorrentes e clientes.

Conheça outras vantagens:

 
  • Mais organização 

Por meio da padronização de processos, o trabalho se torna mais produtivo  e a comunicação e organização fluem de forma mais assertiva.

  • Mais produtividade

Com a certificação, os gestores conseguem otimizar os processos evitando retrabalho, desperdícios e garantindo a produtividade, focando apenas no necessário.

  • Maior controle administrativo, técnico e operacional

Uma outra vantagem de obter a certificação ISO 9001, é que com mais organização, os gestores conseguem obter uma visão mais clara de tudo que ocorre na empresa, e devido a essa clareza, conseguem  maior controle e previsibilidade para evitar problemas futuros.

  • Maior satisfação do cliente

É possível implementar melhorias que agreguem mais qualidade, melhor desempenho e uma maior percepção de valor ao produto, resultando em mais satisfação e fidelização do cliente.

Desde 2017, o Grupo Volo apresenta certificação da ISO 9001:2015, e neste ano, por mais uma vez, renovamos a nossa certificação sem nenhuma não conformidade. Todo o nosso trabalho interno e externo é desenvolvido com o foco em atender a nossa política de qualidade.

 

05 dicas para quem quer reformar seu ponto comercial

Se você pretende alugar um novo imóvel para expandir sua franquia ou ponto comercial, na maioria das vezes é necessário fazer uma reforma para adequar o ambiente antes de iniciar as suas operações.

Realizar uma reforma exige planejamento para evitar atrasos, desperdícios e um resultado inesperado. Para lhe ajudar na hora de reformar, preparamos algumas dicas, leia e confira!

Defina uma programação estratégica para fazer a sua reforma

Na hora de fazer sua reforma, pense no desempenho do seu negócio. Nem sempre dá para manter as portas fechadas por muito tempo para fazer “ A reforma dos sonhos”, mas já em funcionamento,  é possível fazer manutenções e pequenos reparos em horários com menos movimentação para não atrapalhar nem os profissionais que estão fazendo a reforma 

  • Contrate uma empresa de engenharia especializada

Procure profissionais que apresentem qualificação técnica para reformas. Dê preferência por profissionais que entendam as normas de obras em pontos comerciais na sua região, que tenham uma política de segurança e qualidade. Peça indicação de amigos, veja se apresentam cases em seu portfólio de obras em outros pontos comerciais e entenda bem a dinâmica de trabalho. Com essas ações você garantirá o resultado que deseja e mais segurança na hora da contratação.

  • Que tal um espaço mais funcional?

Além de tornar o ambiente mais bonito e agradável, uma reforma pode tornar o ambiente funcional. Para  fazer a escolha mais adequada para otimizar seu espaço antes de iniciar a obra, pense na rotina do local, e leve em consideração as instalações já existentes (banheiros, escadas, balcões e etc), converse com um profissional  e juntos encontrem soluções que poderão melhorar a circulação de pessoas, iluminação, ventilação, segurança, entre outros.

  • Atenção com o  seu orçamento!

É muito importante ter um planejamento financeiro. Pesquise sempre antes de comprar qualquer item, anote tudo o que gastou e lembre-se de fazer uma reserva para  imprevistos. Sem algum tipo de ferramenta de controle, você pode gastar além do esperado e corre o risco de ter que parar a reforma pela metade.

  • Não faça sua reforma às cegas

Antes de fazer sua reforma, consulte as regras do condomínio comercial e as normas municipais para reformas de pontos comerciais,  Cada tipo de atividade comercial tem suas normativas. Por isso, antes de começar as reformas e mudanças, verifique quais são os itens que o seu estabelecimento é obrigado a ter, por exemplo, em relação a normas sanitárias, de segurança e acessibilidade.

Como você pôde ver, é muito importante ter atenção ao planejamento, ao seu orçamento, normas, qualidade profissional e outros aspectos que podem impactar no andamento da sua reforma. O Grupo Volo Engenharia é uma empresa de engenharia que oferece uma  gama de soluções para quem deseja reformar ou otimizar seu ponto comercial. Contamos com um time que foca no melhor desempenho da sua obra. Fale com a nossa equipe técnica (21) 3884-2920 e inicie sua reforma com o Grupo Volo Engenharia.

Verão: Chuvas fortes e a rede elétrica

Estamos numa das estações do ano mais esperadas pelos brasileiros, o verão além do sol e do calor, é um momento em que devemos nos atentar sobre a segurança no convívio com a rede elétrica. Esse período principalmente no Rio de Janeiro é marcado por chuvas fortes, ventos, inundações e descargas atmosféricas.

Durante tempestades e ventos fortes, devemos redobrar a sua atenção para evitar acidentes com a rede e a fiação elétrica interna de residências e estabelecimentos comerciais. Uma atitude cautelosa e segura pode salvar sua vida ou evitar o risco de acidentes graves.

A queda de árvores e outros objetos na rede elétrica são umas das principais causas da destruição de postes e rompimento de cabos durante o verão. Além de causar prejuízos a estabelecimentos comerciais e residências como a perda de equipamentos eletrônicos, pode causar desabastecimento de energia e até acidentes fatais por conta de fiações soltas.

Durante uma tempestade com raios, recomenda-se ficar afastado de árvores e postes de luz. Um bom abrigo para situações como essa é um veículo, pois já são equipados com isolante de eletricidade.

Em caso de um possível alagamento, desligue o disjuntor da casa. Em seguida, desconecte todos os equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos da tomada, mantendo-os a uma distância segura da água.

Uma outra dica, em dias de chuvas com raios evite falar ao telefone, pois uma descarga atmosférica também pode entrar pela rede de telefonia.

Uma solução segura e bastante eficaz para a população é converter a rede elétrica para a forma subterrânea. Além de melhorar o visual das cidades, a rede de energia subterrânea é considerada muito mais confiável e segura por não estar sujeita aos efeitos do clima.

As dicas acima são um alerta para que você possa passar o verão sem prejuízos físicos e materiais. A qualquer sinal de chuva forte ou tempestade, tome as devidas precauções e cuide da sua segurança.

Dicas para ter um galpão seguro e livre de infiltrações

O outono é marcado historicamente por fortes chuvas que prejudicam bastante os telhados, principalmente quando não possuem um plano de manutenção.

As infiltrações nos galpões podem causar problemas graves como danos à estrutura, perda de produtos armazenados e até mesmo riscos à saúde dos trabalhadores. Por isso, é importante tomar medidas preventivas para evitar que a água se infiltre nos galpões, bem como solucionar o problema caso já exista.

Confira algumas medidas para prevenir e resolver infiltrações nos galpões:

  • Verifique a cobertura: Verifique a cobertura do galpão, principalmente em pontos como telhas e calhas. Certifique-se de que não há telhas soltas, calhas entupidas ou com vazamentos, e que a água seja escoada corretamente. Caso haja problemas nesses pontos, providencie o reparo o mais rápido possível.

  • Impermeabilização: A impermeabilização é uma medida importante para prevenir infiltrações nos galpões. É possível aplicar impermeabilizantes no piso, paredes e teto para impedir a entrada de água.

  • Drenagem: A drenagem também é uma medida preventiva importante. É importante que o terreno ao redor do galpão seja nivelado e que haja sistema de drenagem para escoar a água da chuva.

  • Manutenção preventiva: Faça uma manutenção preventiva regularmente, para evitar que pequenos problemas se tornem grandes problemas. Verifique regularmente as condições da estrutura, bem como dos sistemas elétricos, hidráulicos e de ar condicionado.

  • Soluções de emergência: Caso haja alguma infiltração, tenha soluções de emergência à mão. Isso pode incluir o uso de bombas de sucção para remover a água ou a cobertura de áreas cobertas com lonas impermeáveis.

  • Profissionais especializados: Caso as infiltrações sejam frequentes e difíceis de solucionar, é importante contar com a ajuda de profissionais especializados, como engenheiros ou arquitetos, para avaliar a situação e indicar soluções mais eficazes.

    Com essas medidas, é possível prevenir e resolver infiltrações nos galpões, mantendo um ambiente seguro e protegido para as atividades realizadas.

Descubra os benefícios de investir em segurança do trabalho

Ter um setor de segurança do trabalho é fundamental para garantir a saúde e segurança dos funcionários em qualquer empresa. Esse setor é responsável por promover e implementar medidas de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, além de garantir o cumprimento das normas e regulamentações de segurança do trabalho.

A segurança do trabalho é fundamental em todas as áreas de atuação, incluindo a engenharia civil. Empresas que atuam nesse setor estão sujeitas a riscos específicos relacionados à construção civil, como quedas de altura, acidentes com equipamentos pesados, exposição a produtos químicos e outros perigos.

Algumas medidas que podem ser adotadas com um setor de segurança do trabalho  incluem treinamento e capacitação dos funcionários, inspeções regulares em todos os locais de trabalho, fornecimento e garantia de uso adequado de EPIs e EPCs, sinalização e comunicação adequadas, acompanhamento médico dos funcionários e gestão de riscos eficiente. 

Há muitas vantagens em investir no setor de segurança do trabalho para as empresas, algumas delas são:

  • Redução de acidentes e doenças ocupacionais: Investir em segurança do trabalho pode reduzir significativamente o número de acidentes e doenças ocupacionais, o que pode levar a uma diminuição nas despesas com licença médica, processos trabalhistas, indenizações e outros custos relacionados.
  • Aumento da produtividade: Funcionários saudáveis e seguros tendem a ser mais produtivos e engajados em suas atividades, o que pode levar a um aumento da produtividade e eficiência da empresa.
  • Melhoria da imagem da empresa: Uma empresa que investe em segurança do trabalho é vista como mais responsável e preocupada com o bem-estar de seus funcionários. Isso pode melhorar sua imagem no mercado e ajudar a atrair e reter talentos.
  • Cumprimento da legislação: Investir em segurança do trabalho é uma obrigação legal e regulatória. Ao cumprir as normas e regulamentações, a empresa evita possíveis penalidades e sanções.
  • Redução de custos: Investir em segurança do trabalho pode levar a uma redução nos custos de seguro e a uma diminuição na necessidade de contratação de novos funcionários para substituir aqueles que se afastaram por doenças ou acidentes.
  • Ambiente de trabalho mais seguro e saudável: Um ambiente de trabalho seguro e saudável é mais agradável para os funcionários e pode levar a um clima organizacional mais positivo e colaborativo.

     Investir em segurança do trabalho é fundamental para garantir a saúde e segurança dos funcionários em uma empresa, além de cumprir com as normas e regulamentações pertinentes. Além disso, isso pode levar a uma redução nos custos relacionados a acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, melhorar a produtividade e eficiência da empresa e demonstrar responsabilidade social. Portanto, é importante que as empresas invistam em segurança do trabalho como uma forma de proteger seus funcionários e contribuir para o sucesso e sustentabilidade do negócio.

Dicas essenciais para escolher o telhado ideal para o seu projeto

O telhado desempenha um papel essencial na proteção e beleza de qualquer construção. Ao escolher o tipo de telhado, é importante considerar fatores como durabilidade, manutenção e estética. Neste artigo, vamos explorar as vantagens e desvantagens de três tipos populares de estruturas de telhado: telhas cerâmicas, telhas de concreto e telhados metálicos. Vamos mergulhar nessa análise!

Telhas Cerâmicas: As telhas cerâmicas são amplamente utilizadas e conhecidas por sua aparência clássica e durabilidade. Suas principais vantagens incluem:

  • Estética: As telhas cerâmicas oferecem um charme tradicional e são populares em construções residenciais e rurais.
  • Durabilidade: Com a manutenção adequada, as telhas cerâmicas têm uma vida útil longa, geralmente de 50 a 100 anos.
  • Resistência: Elas são resistentes a impactos e à ação dos elementos naturais, como chuva e vento. No entanto, algumas desvantagens também devem ser consideradas:
  • Peso: As telhas cerâmicas são pesadas, exigindo estruturas de suporte adequadas.
  • Fragilidade: Embora resistentes, podem ser quebradas se pisadas ou se algo pesado cair sobre elas.
  • Custo: As telhas cerâmicas podem ser mais caras em comparação com outros tipos de telhado.

Telhas de Concreto: As telhas de concreto oferecem uma alternativa durável e versátil para as telhas cerâmicas. Suas principais vantagens são:

  • Variedade: Disponíveis em uma ampla gama de cores e texturas, as telhas de concreto permitem uma personalização estética.
  • Durabilidade: Têm uma vida útil semelhante às telhas cerâmicas, com a vantagem de serem menos suscetíveis a quebras.
  • Custo: As telhas de concreto geralmente são mais acessíveis em termos de custo em comparação com as telhas cerâmicas. No entanto, também apresentam algumas desvantagens:
  • Peso: Assim como as telhas cerâmicas, as telhas de concreto são pesadas e requerem uma estrutura de suporte adequada.
  • Manutenção: Embora sejam duráveis, podem requerer manutenção ocasional, como limpeza e substituição de telhas danificadas.

Telhados Metálicos: Os telhados metálicos têm ganhado popularidade devido à sua estética moderna e durabilidade. Suas principais vantagens são:

  • Durabilidade excepcional: Os telhados metálicos podem durar 40 a 70 anos ou mais, dependendo do material.
  • Leveza: São mais leves em comparação com as telhas cerâmicas e de concreto, resultando em menor carga na estrutura.
  • Resistência: São resistentes ao fogo, ao vento e às intempéries. No entanto, há algumas considerações a serem feitas:
  • Custo inicial: Os telhados metálicos podem ter um custo inicial mais alto do que outros tipos de telhado.
  • Ruído: Em áreas com chuvas fortes ou granizo, o ruído da chuva impactando o telhado metálico pode ser maior do que em outros materiais.
  • Expansão térmica: Em climas extremos, os telhados metálicos podem sofrer expansão e contração devido às variações de temperatura.

Ao escolher o tipo de telhado, leve em consideração a durabilidade, manutenção, estética e o ambiente em que a construção está localizada. As telhas cerâmicas oferecem um visual clássico, enquanto as telhas de concreto e os telhados metálicos fornecem opções mais modernas e duráveis. Consulte um profissional para ajudá-lo a tomar a melhor decisão com base nas suas necessidades e orçamento. Lembre-se de realizar a manutenção adequada do seu telhado independentemente do tipo escolhido. Isso garantirá sua longevidade e a proteção adequada da sua construção.

Precisando construir ou reformar o seu telhado, fale com o Grupo Volo Engenharia e confira todas as soluções para o seu telhado.

 

Além das Superfícies: Desvendando os Bastidores das Obras de Infraestrutura

Obras de infraestrutura são as forças invisíveis que moldam nossa sociedade e possibilitam o funcionamento eficiente das cidades e regiões. Essenciais para o desenvolvimento sustentável, essas obras vão além de estradas e edifícios, englobando sistemas de água, energia, comunicação e muito mais. Neste post, exploraremos o que são obras de infraestrutura, por que são tão importantes e como elas afetam o nosso dia a dia.

O Que São Obras de Infraestrutura:

As obras de infraestrutura referem-se às estruturas e instalações essenciais para o funcionamento de uma comunidade. Isso inclui estradas, pontes, sistemas de água e esgoto, redes de energia elétrica, telecomunicações, transporte público, entre outros. Essas obras criam a espinha dorsal das cidades e regiões, conectando pessoas, permitindo o comércio e melhorando a qualidade de vida.

Importância das Obras de Infraestrutura:

  • Desenvolvimento Sustentável: Infraestruturas bem planejadas promovem o crescimento econômico e a qualidade de vida, enquanto minimizam os impactos ambientais.
  • Conectividade: Estradas, pontes e sistemas de transporte mantêm as comunidades conectadas, possibilitando o fluxo de pessoas e mercadorias.

  • Qualidade de Vida: Água potável, esgoto tratado e acesso à energia são essenciais para uma vida saudável e confortável.

  • Resiliência: Infraestruturas sólidas resistem a desastres naturais e eventos extremos, garantindo a segurança das populações.

  • Inovação: Tecnologias emergentes estão moldando novas formas de infraestrutura, como cidades inteligentes e redes de energia renovável.

Tipos de Obras de Infraestrutura:

  • Transporte: Estradas, ferrovias, aeroportos e sistemas de transporte público.
  • Água e Saneamento: Abastecimento de água, tratamento de esgoto e drenagem.
  • Energia: Geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.
  • Comunicações: Redes de telecomunicações, internet e transmissão de dados.
  • Construções Públicas: Edifícios governamentais, escolas, hospitais e instalações esportivas.

As obras de infraestrutura são o alicerce do nosso progresso. Elas moldam a forma como vivemos, trabalhamos e interagimos com o mundo ao nosso redor. Investir em infraestrutura é investir no futuro, garantindo uma base sólida para o crescimento sustentável e a qualidade de vida. Seja uma estrada que nos leva adiante ou um sistema de água que nos mantém saudáveis, a importância das obras de infraestrutura é inegável.

Por meio da reforma de fachadas, tratamos as diversas avarias que podem depreciar seu imóvel. Restauramos o padrão original da  estrutura trazendo mais beleza e durabilidade.

Além das Superfícies: Desvendando os Bastidores das Obras de Infraestrutura

Quando pensamos no desenvolvimento urbano, muitas vezes nossos pensamentos se voltam para edifícios imponentes, estradas movimentadas e paisagens urbanas dinâmicas. No entanto, há uma parte essencial e, muitas vezes, invisível desse processo: as redes subterrâneas. Essa infraestrutura oculta desempenha um papel vital em manter nossas cidades em funcionamento e contribui para um ambiente urbano mais eficiente e sustentável.

 

O Impacto Profundo das Redes Subterrâneas:

 

Eficiência Energética: Redes elétricas subterrâneas mantêm nossas cidades bem iluminadas, garantindo que a energia flua sem interrupções. Isso não apenas mantém as luzes acesas, mas também suporta a expansão econômica ao fornecer energia confiável para empresas e residências.

Água Potável e Saneamento: Redes de água subterrâneas garantem que todos tenham acesso a água potável de qualidade, enquanto sistemas de esgoto subterrâneos eficientes protegem a saúde pública, mantendo nossos rios e mares livres de poluição.

Gás Natural Limpo: Redes de distribuição de gás natural subterrâneo fornecem uma fonte de energia limpa e eficiente para residências e indústrias. Isso não só reduz os custos de energia, mas também contribui para a redução das emissões de carbono.

Conectividade Ininterrupta: Redes de telecomunicações e transporte de dados subterrâneas garantem que todos estejam conectados em um mundo cada vez mais digital. Desde chamadas telefônicas até a operação de semáforos inteligentes, a conectividade contínua é crucial para a eficiência urbana.

Vantagens das Redes Subterrâneas:

  • Estética Urbana Aprimorada: Com a eliminação de postes e fios aéreos, as redes subterrâneas contribuem para uma paisagem urbana mais limpa e segura.
  • Menos Interrupções nos Serviços: A exposição a fatores climáticos e interferências é reduzida, o que leva a menos interrupções nos serviços essenciais, proporcionando maior confiabilidade.
  • Expansão Simplificada: Planejamento adequado das redes subterrâneas permite expansões mais simples e econômicas, para acomodar o crescimento constante das cidades.
  • Resiliência Ambiental: Redes subterrâneas bem projetadas são mais resistentes a desastres naturais, como tempestades, contribuindo para a segurança da cidade e sua capacidade de se recuperar de eventos adversos.

As redes subterrâneas podem não ser visíveis, mas sua contribuição para o desenvolvimento urbano é inegável. Elas melhoram a qualidade de vida, a eficiência e a sustentabilidade das cidades em constante crescimento. Quando bem planejadas e mantidas, essas infraestruturas invisíveis asseguram que nossas cidades continuem avançando, mantendo a infraestrutura essencial oculta sob nossos pés.